Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Lista de notícias


Segunda, 24 Julho 2017 16:50

Prefeitura promove curso de formação para manipuladores de alimentos das escolas municipais

 
A Prefeitura de Fortaleza promove, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME) e em parceria com Universidade Estadual do Ceará (Uece), entre os dias 24 e 28 de julho, curso de formação para manipuladores de alimentos da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. A atividade será ministrada pela equipe da Célula de Alimentação Escolar da SME com o apoio dos alunos do curso de nutrição da Uece. 
 
O evento tem como objetivo capacitar os profissionais quanto aos requisitos necessários para o desenvolvimento de atividades da alimentação escolar, para que os serviços prestados aos alunos do município mantenham a qualidade e a padronização.
 
Cerca de 600 manipuladores participarão do curso, que terá carga horária de 20 horas e abordará temas como: Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); papel do manipulador de alimentos no PNAE; alimentação saudável; boas práticas de manipulação de alimentos da agricultura familiar no contexto do PNAE e técnicas dietéticas.  
 
Todos os participantes e facilitadores receberão certificados de participação no curso.
 
Alimentação escolar em Fortaleza
 
O cardápio das escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza é elaborado de acordo com as orientações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que norteia sobre calorias, produtos adquiridos e quantidade de refeições, dentre outros fatores. Todos os manipuladores são treinados com base nas exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio do guia de Boas Práticas de Manipulação, que orienta quanto à higiene geral, dos equipamentos e utensílios, além do cuidado com a temperatura adequada para os alimentos.
 
O município de Fortaleza fornece cerca de 400 mil refeições diárias aos alunos das unidades escolares, creches conveniadas e instituições filantrópicas. Estas são orientadas quanto às preparações e aporte nutricional pela Resolução PNAE/FNDE nº 26, de 17 de junho de 2013 e demais legislações do programa. 
 
A Célula de Alimentação Escolar da SME, no que se refere à formação dos manipuladores de alimentos, atua em duas vertentes: formação continuada em serviço, que ocorre durante as visitas técnicas de rotinas das coordenadoras do PNAE às unidades escolares e os cursos de formação para manipuladores de alimentos, regulamentados pelo PNAE e orientados pela Anvisa.
 
Serviço
 
Curso de formação para manipuladores de alimentos das escolas municipais
Data: 24 a 28 de julho
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Local: Universidade Estadual do Ceará (Uece) / Campus do Itaperi / Bloco I
Endereço: Avenida Doutor Silas Munguba, 1700

 

 
Quinta, 20 Julho 2017 10:09

Comunidade escolar da EM Belarmina Campos se une para atividades de combate às arboviroses

 

Mesmo com o período de férias escolares, a preocupação com o combate às arboviroses não pode enfraquecer. Na Escola Municipal Professora Belarmina Campos, alunos, professores e funcionários fizeram, por meio de um check-list, uma força-tarefa para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito, entre outras ações. De acordo com a diretora da unidade, Maria Silvana Azevedo, cerca de 150 alunos entre turmas de 3º e 5º anos participaram das atividades, com o apoio e orientação das educadoras Ana Tereza Carvalho, Alexssandra Trévia e Licéa das Neves.

Eles contaram com o auxílio técnico de dois agentes de endemias, seguindo as normas do Ministério da Saúde. Além disso, os estudantes confeccionaram cartazes para a escola e assistiram a palestras sobre o tema. A união da escola em prol da saúde da nossa cidade é uma experiência que nos reforça uma lição: o combate ao Aedes Aegypti é responsabilidade de todos. 

Selo

A EM Professora Belarmina Campos está inscrita no Selo Escola Amiga da Saúde: Todos contra o Aedes, medida que faz parte de um conjunto de ações da SME apreciado pelo Comitê Permanente de Combate às Arboviroses da capital, da Prefeitura de Fortaleza. As escolas ou instituições educacionais serão avaliadas por meio de indicadores quantitativos e qualitativos relacionados com os dois eixos: Avaliação de Impacto e Avaliação das Ações Estratégicas realizadas internamente e de Participação Social. Além disso, cada instituição participante deverá entregar um portfólio comprovando todas as ações desenvolvidas conforme o Plano de Ação apresentado. 

Ao final da Edição 2017, em datas e locais a serem anunciados pela SME, as escolas e instituições aprovadas receberão uma placa, um certificado e a autorização para a utilização da logomarca do Selo Escola Amiga da Saúde: Todos contra o Aedes.

 

  

 

   

 
 
 

 

 
Quarta, 19 Julho 2017 17:16

SME convoca estagiários aprovados em seleção pública para atuação no Programa Pró-Técnico

A Secretaria Municipal da Educação (SME) divulga, nesta quarta-feira (19/07), o edital de convocação dos classificados do banco de reserva na seleção pública para estágio de nível superior, regulamentada pelo edital de seleção N° 45/2016 (DOM de 10 de outubro de 2016). Os estagiários atuarão no Programa Pró-Técnico, nas disciplinas de licenciatura em química e biologia. 
 
Os candidatos convocados devem comparecer à Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), situada na Rua Barbosa de Freitas, 2267 – Dionísio Torres, no dia e horário estabelecidos, não podendo se ausentar até o término de seu atendimento, sob pena de abdicarem de sua ordem de chamada.
 
Clique aqui para acessar a página de processos seletivos da educação e acompanhar todos os estágios da seleção.
 

 

 
Terça, 18 Julho 2017 10:30

SME realiza 2ª convocação de Assistentes da Educação Infantil substitutos

 
A Secretaria Municipal da Educação (SME) convoca os candidatos aprovados em Seleção Pública para assistentes da Educação Infantil, regida pelo Edital nº 17/2017 - IMPARH).
 
Os candidatos convocados devem comparecer à Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), localizada na Rua Barbosa de Freitas, nº 2267, Bairro Dionísio Torres, nos dias e horários previstos conforme CRONOGRAMA DE ENTREGA DE DOCUMENTOS E LOTAÇÃO do Termo de Ciência, portando os seguintes documentos:
 
a) Carteira de Identidade;
b) CPF;
c) Diploma de conclusão do Ensino Médio Completo na Modalidade Normal, ou Histórico e
Declaração que atestem cumprimento de pelo menos 50% da carga horária do curso de
Licenciatura em Pedagogia ou Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de
Licenciatura Plena em Pedagogia (em Regime Regular ou Especial -UVA) ou de curso de
Formação de Professores do Ensino Fundamental (1ª à 4ª Série -UECE);
d) Título de Eleitor e comprovante de votação;
e) Carteira de Reservista (caso homem);
f) Inscrição do PIS ou PASEP;
g) 01 (um) retrato 3x4 recente;
h) Certidão de Antecedentes Criminais da Justiça Federal e Estadual;
i) Declaração de não vínculo com a administração direta ou indireta da União, dos Estados,
do Distrito Federal e dos Municípios, inclusive o de Fortaleza, bem como suas subsidiarias
e/ou controladas (Declarações da SEPOG, SEPLAG e INSS);
j) Atestado Médico Admissional constando no documento o número de registro no respectivo
conselho de classe, o endereço profissional e o número de telefone para contato;
k) Cópia do cartão de conta corrente do Banco do Brasil, contendo apenas o número da
Agencia e Conta Corrente;
l) Envelope em tamanho Ofício
m) Todos os Requisitos Básicos constantes no ANEXO I do Edital de Abertura nº 17/2017
publicado no DOM de 17 de março de 2017.
 
No ato da entrega da documentação, deverá ser preenchida a FICHA CADASTRAL. A ausência ou incorreção de dados desta ficha implicará na não inclusão de pagamentos.
 
Clique aqui para acessar o Termo de Ciência e as outras etapas da seleção na página de processos seletivos do Canal Educação. 

 

 
Sexta, 14 Julho 2017 17:24

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Gestão Escolar 2017

Estão abertas até o dia 14 de agosto as inscrições para o Prêmio Gestão Escolar 2017, que contempla projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública. Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), desde 1998, a ação foi lançada no 12 de maio, durante a tradicional feita Bett Educar, em São Paulo.

Para participar, o gestor deve se inscrever no portal do Prêmio, acessando um instrumento de autoavaliação. Podem concorrer escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais. A restrição fica para as escolas e/ou os diretores que já tenham sido premiados como destaque estadual/distrital na edição anterior do PGE ano 2015. Estas não poderão participar.

O processo de seleção das escolas inscritas se dará em quatro etapas: Local, Estadual, Regional e Nacional. Nas etapas Local e Estadual, representantes do Consed e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em cada unidade da federação, serão responsáveis por selecionar os avaliadores e coordenar o processo seletivo em suas respectivas jurisdições, considerando os critérios descritos neste Edital.

De acordo com o edital, a qualquer momento do processo seletivo, os avaliadores poderão realizar visitas técnicas às escolas inscritas para verificar se as informações constantes na ficha de inscrição condizem com a realidade observada, sendo que, por ocasião dessas visitas, poderá ser solicitada a comprovação documental das informações. 

Na etapa seguinte, os comitês regionais contarão com especialistas contratados pela Coordenação Nacional do Prêmio Gestão Escolar, que utilizarão como objeto de análise a ficha de inscrição elaborada pela escola. Ao final, na etapa nacional, a Comissão, composta por representantes das instituições parceiras e do Consed, por meio de voto direto, secreto e unipessoal, indicará a escola “Referência Brasil” a partir da análise da ficha de inscrição e de entrevistas com os diretores.

O PGE 2017 será concedido nas categorias “Escola Destaque Local”, “Destaque Estadual/Distrital”, “Destaque Regional” e “Referência Brasil”. Além dos diplomas, haverá uma viagem de intercâmbio nacional para os representantes das escolas “Destaque Estadual/Distrital”, uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina para os representantes das escolas “Destaque Regional” e "Referência Brasil", além de um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 30 mil, para a escola "Referência Brasil".

Clique aqui para ter acesso ao portal do Prêmio Gestão Escolar 2017.

Clique aqui para ter acesso ao edital do Prêmio Gestão Escolar 2017.

 

 
Sexta, 14 Julho 2017 09:04

CEI João Marçal Mesquita é entregue para moradores do bairro Floresta

 
A comunidade da região do bairro Floresta recebeu, na noite desta quinta-feira (13/07), o novo Centro de Educação Infantil (CEI) João Marçal Mesquita. O prefeito Roberto Cláudio e a secretária da Educação, Dalila Saldanha, inauguraram o equipamento, que atenderá até 230 crianças com idade de 1 a 5 anos.
 
A unidade, que contou com investimento de R$ 2,4 milhões com recurso federal e municipal, é a primeira no modelo Proinfância a oferecer educação em tempo integral, para além das crianças em idade de creche (1 a 3 anos), também para os alunos da pré-escola (4 e 5 anos). O CEI Altamir Fernandes Correa Leite, inaugurado em junho no bairro Antonio Bezerra com recursos municipais, foi o primeiro de Fortaleza com tempo integral para todos os alunos, de 1 a 5 anos.
 
Durante a solenidade, a aluna Rayla Kilvia recebeu do prefeito Roberto Cláudio, junto com a mãe Maria Aparecida Apolinario, o kit escolar, representando todas as crianças e famílias beneficiadas com o novo equipamento.
 
A inauguração contou ainda com contação de histórias realizada pela coordenadora do CEI, Patrícia Bessa, apresentação da quadrilha Matutinhos da Roça, formada por crianças e jovens do bairro Ellery e alunos da Escola de Tempo Integral Nossa Senhora de Fátima, localizada ao lado do novo CEI.
 
Com a inauguração do CEI João Marçal Mesquita, entre equipamentos construídos, reformados, municipalizados e conveniados, a Prefeitura de Fortaleza chega a 93 unidades de Educação Infantil entregues à população fortalezense na atual gestão. Ao todo, a Rede Municipal de Ensino de Fortaleza conta com 231 unidades de Educação Infantil.
 
 
 
 
 

 

 
Quinta, 13 Julho 2017 10:40

SME divulga resultado final da seleção pública para diretor da ETI Bilíngue Francisco Suderland

A Secretaria Municipal da Educação (SME) divulga, nesta quinta-feira (13/07), o resultado final da seleção pública para diretor da Escola Municipal de Tempo Integral Educação Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota.
 
Clique aqui para acessar o resultado e acompanhar todas as etapas da seleção na página de processos seletivos do Canal Educação.
 

 

 
Quarta, 12 Julho 2017 16:11

SME apresenta experiências do processo de aquisição de alimentos no Comando da Aeronáutica

 
A Secretaria Municipal da Educação (SME), representada pela gerente da Célula de Alimentação Escolar, Ana Martins, participou, na tarde desta terça-feira (11/07), de um encontro com o Grupamento de Apoio de Fortaleza, do Comando da Aeronáutica, com o objetivo de socializar informações sobre a aquisição de alimentos para a Rede Municipal de Ensino.
 
O pedido foi feito pela corporação no intuito de obter embasamento para elaboração de uma Chamada Pública de aquisição de alimentos da agricultura familiar, por meio de compra institucional referente ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), conforme preconiza o Decreto nº 7.775, de julho de 2012, Decreto nº 8.473, de 22 de junho de 2015 e Resolução nº 50, de 26 de setembro de 2012.
 
Na ocasião, foi apresentado o passo a passo da abertura do edital de ChamadaPública para aquisição da alimentação escolar no município de Fortaleza, com destaque para a transparência de todo o processo. As experiências positivas com as cooperativas também foram relatadas. Além disso, os cooperados que estiveram presentes fizeram exposição de produtos.
 

 

 
Quarta, 12 Julho 2017 11:44

Alunos da EM Alaide Augusto de Oliveira criam maquete e dublam desenho para alertar contra Aedes

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé
 
A cada semana, a educação de Fortaleza continua demonstrando que está unida no combate às arboviroses. O exemplo desta quarta-feira vem da Escola Municipal Alaide Augusto de Oliveira, no bairro Conjunto Esperança. As crianças da unidade desenvolveram projetos inovadores, com o apoio e incentivo dos professores, da coordenadora pedagógica Glória Nascimento e da diretora Climênia Matos.

Segundo o professor Cleudson Santos, entre as iniciativas, os alunos do 3º, 4º e 5º ano confeccionaram a maquete de uma casa, para ilustrar os possíveis focos que passam despercebidos e representam riscos à nossa saúde. A casa foi usada como referência no check-list das ações de prevenção. Em um terceiro momento, as crianças também verificaram o cumprimento das orientações nas próprias casas. 
 
Os alunos também dublaram um episódio do desenho “Chaves” e, por meio da atividade, repassaram dicas para alertar a comunidade escolar. Clique aqui para conferir o resultado. Para agosto, em continuidade ao planejamento, os estudantes planejam construir e doar outras maquetes, para a estimular a metodologia em escolas vizinhas. 

Selo
A EM Alaide Augusto de Oliveira está inscrita no Selo Escola Amiga da Saúde: Todos contra o Aedes, medida que faz parte de um conjunto de ações da SME apreciado pelo Comitê Permanente de Combate às Arboviroses da capital, da Prefeitura de Fortaleza. As escolas ou instituições educacionais serão avaliadas por meio de indicadores quantitativos e qualitativos relacionados com os dois eixos: Avaliação de Impacto e Avaliação das Ações Estratégicas realizadas internamente e de Participação Social. Além disso, cada instituição participante deverá entregar um portfólio comprovando todas as ações desenvolvidas conforme o Plano de Ação apresentado. 

Ao final da Edição 2017, em datas e locais a serem anunciados pela SME, as escolas e instituições aprovadas receberão uma placa, um certificado e a autorização para a utilização da logomarca do Selo Escola Amiga da Saúde: Todos contra o Aedes.(Fotos: Viktor Braga - Fotografia UFC)
 
 
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, texto

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo