Extranet

 

Canal "Lá na Minha Escola"

Atividade estimula habilidades socioemocionais para alunos da EMTI Carolino Sucupira

 

Expressar os sentimentos por meio da leitura e escrita tem possibilitado diversão e novas habilidades para os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal de Tempo Integral Carolino Sucupira, localizada na Itaoca (Distrito 4). O aprendizado ocorre a partir da atividade "Caixinha de surpresas da tia Marília", que tem por objetivo despertar as emoções dos estudantes através da ludicidade.

Na iniciativa, realizada no dia 14 de junho e orientada pela professora pedagoga Marília Caetano, uma caixinha de surpresas ficou exposta na sala de aula para que os alunos escrevessem bilhetes e compartilhassem seus relatos com colegas e professores. Dessa forma, ação teve como proposta desenvolver habilidades socioemocionais  que fortificam os laços afetivos. A programação reuniu cerca de 26 alunos e teve como destaque, dentre os diversos assuntos escritos nos bilhetes, a mensagem de uma mãe, que por meio da filha expressou o valor da amizade.

Para a professora Marília Caetano, a ação resultou em um ganho significativo para o desenvolvimento das crianças. “É importante que sejam estimuladas em sala de aula as emoções, habilidades sociais e sentimentos. E com a realização dessa atividade percebemos que as nossas crianças já expressão suas emoções com relação ao que acontece na escola e em casa. Então, nosso dever enquanto educadores é auxiliá-los nesse processo de amadurecimento emocional”, pontuou.