selecoesaviso

Extranet

 

Alunos da EM Adroaldo Teixeira Castelo participam de projeto de estimulo à leitura

 

Contar histórias para imaginar, imergir no mundo da fantasia e encantar. Proporcionar o contato das crianças com o universo dos livros para incentivar o hábito da leitura, melhorar a concentração, ampliar o vocabulário e aprimorar a comunicação são algumas das propostas do projeto de leitura “A cada conto um encanto”. Realizada com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, as atividades aconteceram na Escola Municipal Adroaldo Teixeira Castelo, no bairro Pici (Distrito 3). O projeto, que teve iniciou em 2018, surgiu a partir da iniciativa dos educadores da unidade escolar com a participação das professoras Tânia Garcia e Djânia Bezerra.

Na programação do projeto, os estudantes participam de uma roda de leitura compartilhada, onde selecionam livros e ficam com as obras durante toda a semana. Após a leitura, os alunos apresentavam a capa, temática, biografia do autor e o enredo da história das obras escolhidas. A iniciativa segue com a troca de experiências através da contação e recontação das obras escolhidas. 

Para a professora pedagoga Tânia Garcia, a ação estimula os alunos a assimilarem melhor a língua portuguesa, além de propiciar o desenvolvimento de várias habilidades cognitivas por meio da educação socioemocional. “É um momento rico, pois auxiliamos as nossas crianças a aperfeiçoarem a oralidade.No início, percebemos que os alunos enfrentavam uma dificuldade na fala e na própria produção textual. Então criamos esse projeto para que eles consigam construir uma argumentação de forma diferenciada, para que possam potencializar a sua criticidade e interpretação sobre o mundo que os cerca", explica.