Extranet

 

Canal "Lá na Minha Escola"

Projeto "Coloque flores! Lixo não!" estimula conscientização ambiental na ETI Guiomar da Silva Almeida

 
 
Estimular o cuidado com o meio ambiente, promover o cultivo de plantas alimentícias não convencionais e conscientizar sobre o descarte correto do lixo. Esses são alguns dos objetivos do projeto “Coloque Flores! Lixo não!", realizado na Escola de Tempo Integral (ETI) Guiomar da Silva Almeida, no bairro Paupina (Distrito 6). A ação, mediada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), reuniu cerca de 30 estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental II. 

Realizado em fevereiro de 2019, o projeto contou com a parceria dos professores da escola e gestão escolar; da dentista do posto de saúde Anísio Teixeira, Cecília Esmeraldo; e do comerciante local, André Nestor. Incentivando o cultivo de jardim, pomar, horta, farmácia viva, além das plantas alimentícias não convencionais (PANC's), a iniciativa motivou os estudantes com atividades sobre conscientização ambiental.  

Durante a ação, houve ainda uma visita à Praça das Flores, localizada na proximidade da unidade escolar, onde os alunos realizaram um levantamento das espécies cultivadas e distribuição de mudas. Além disso, os estudantes também se envolveram na produção de jardins verticais e debates à respeito do acúmulo de lixo que impacta na qualidade de vida de toda comunidade.

De acordo com o professor de Ciências da ETI Guiomar da Silva Almeida, Gleison Gomes, o projeto promoveu uma maior interação entre escola e comunidade, resultando positivamente na aprendizagem dos alunos. "Após a realização dessas ações, cria-se uma parceria entre a escola e a comunidade, que a partir de então começa a desenvolver uma sequência de ações positivas. Nós, enquanto escola, continuamos replicando todas essas atividades para beneficiar os alunos", explica.