Extranet

 

Canal "Lá na Minha Escola"

Orquestra de alunos da Escola José Parsifal Barroso se apresenta na 4ª edição do Sarau Literário JPB

 

 

Pela quarta vez, a orquestra da Escola Municipal Professor José Parsifal Barroso, no Jardim Guanabara (Distrito 1), estrela o Sarau Literário JPB, que nesta edição fez tributo à Legião Urbana. O evento ocorreu no último dia 25 de junho, na própria escola. A ideia do tema surgiu a partir do desejo de trabalhar valores como autonomia e participação social, através da música e da poesia. A apresentação foi uma oportunidade para os jovens músicos se aprofundarem nas letras dessa banda, que, embora tenham sido escritas há cerca de 30 anos, ainda permanecem atuais.
 
A orquestra faz parte do projeto "Música para Viver", que surgiu em 2017 na própria instituição, tem como idealizador e coordenador o professor Dimas Carte, também maestro e violinista. Um dos propósitos do projeto é trabalhar a musicoterapia a partir da vivência cotidiana de cada aluno. "A música tem o objetivo de transformar a realidade dos estudantes, através da melodia e som, que ressignificam o contexto de vida de cada um", comenta.
 

Para o professor, a aproximação dos alunos com o repertório musical da banda Legião Urbana, possibilitou ganhos para os processos de ensino e aprendizagem, no momento em que conheceram um repertório que simboliza os momentos históricos, políticos e cotidianos que a juventude da época tiveram que enfrentar no Brasil.

As apresentações da orquestra começaram na própria escola, a partir de instrumentos adquiridos por doação da Secretaria Municipal da Educação (SME) e com recursos disponibilizados da própria unidade para montar o grupo. O diretor Tiago Holanda, também baixista da orquestra, explica que atualmente a orquestra tem um repertório que vai de músicas internacionais ao rock. "O ensino da música influencia muito na maneira como esses meninos veem e sentem a escola. Tudo isso gera um sentimento de pertencimento muito bom, pois melhora o clima e o rendimento escolar", avalia o gestor.

Veja mais fotos