Extranet

 

Canal "Lá na Minha Escola"

ETI Edgar Linhares Lima promove aula de campo na Cidade de Redenção

 

Após pesquisas na sala de aula sobre os aspectos da cultura negra e dos bairros em que os alunos residem, a Escola Municipal de Tempo Integral Professor Edgar Linhares Lima, localizada no bairro Planalto Ayrton Senna (Distrito 4), promoveu uma aula de campo aos pontos turísticos da Cidade de Redenção, em Maciço de Baturité -CE. Na visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a história local, onde produziram um documentário sobre a memória do lugar.

A programação, desenvolvida pelos professores Maykson Calista, Marcia Soares e Lais Aline, movimentou cerca de 40 crianças das turmas do 6° e 7° ano do Ensino Fundamental. Durante o percurso, os alunos visitaram a Praça da Abolição e do Obelisco, o Museu Histórico Municipal, a escadaria de Santa Rita, a Biblioteca Municipal, a Unilab e o Museu Senzala Negro Liberto.

   
Alunos e professores durante a programação da aula 

Para o professor de história da unidade, Maykson Calista, o passeio proporcionou uma aprendizagem intensificada de conteúdos vistos em sala de aula, como o fato da Cidade de Redenção ser a primeira a abolir os escravos no Brasil. “ No momento da nossa aula, tivemos o auxílio de um guia e então ele foi responsável por apresentar vários monumentos históricos da cidade. Esses passeios que os alunos realizaram são  significativos para ampliar o repertório cultural”, comentou.

"Durante a visita, as crianças demonstraram empolgação e curiosidade. Percebemos que elas apresentaram mudança na forma de assimilar o conhecimento e isso gerou bons resultados na ampliação de seus horizontes. Eles ficaram muitos entusiasmados", completou o professor.