Extranet

 

Canal "Lá na Minha Escola"

Alunos da EM Professor Clodoaldo Pinto apresentam trabalhos sobre o meio ambiente

 

 

Os alunos da Escola Municipal Professor Clodoaldo Pinto, localizada no bairro Padre Andrade (Distrito 3), apresentaram trabalhos sobre meio ambiente na Feira de Ciências - Etapa Escolar. A temática foi desenvolvida a partir das rodas de conversas em sala de aula, pelos estudantes do 5° ano do ensino fundamental. Participaram 109 alunos em grupo, totalizando 9 trabalhos apresentados.

Em cada espaço da apresentação, os estudantes mostraram seus relatos de experiências envolvendo a necessidade de cuidar da natureza com atitudes que podem contribuir com a saúde do Planeta Terra. O evento teve por objetivo desenvolver, dentro do âmbito escolar, reflexões quanto aos problemas ambientais, em especial o lixo na escola e desperdício de alimentos no refeitório.

Durante o desenvolvimento das tarefas, os estudantes do 5° ano A, acompanhados do professor Josué Teixeira, trabalharam o tema "Reutilização de produtos de materiais recicláveis para produção de brinquedos". Já a turma do 5° ano B, com o auxílio da professora Marcira Bezerra, realizaram suas atividades baseadas na temática "Consumo consciente de materiais orgânicos e inorgânicos". 

 
Estudantes durante a realização das atividades

Nessa perspectiva, a principal proposta da programação foi trabalhar a compreensão da realidade social em que estamos inseridos, propondo uma discussão a respeito da educação ambiental e evidenciado a importância do processo de reciclagem; da necessidade de se separar o lixo orgânico do inorgânico.

Para a coordenadora pedagógica da EM Professor Clodoaldo Pinto, Josiane Ferreira, as atividades resultaram em um ganho significativo para a formação escolar dos jovens. “É importante que sejam estimuladas em sala de aula as potencialidades, habilidades e competências de cada aluno. Então, nosso dever enquanto educadores é conscientizá-los a manter limpa a sala de aula e diminuir o desperdício de alimentos”, pontuou.