aviso

Extranet

 

SME divulga orientações para prova da 1ª fase da OBMEP 2019

 
 
A Secretaria Municipal da Educação (SME) divulga orientações para a realização da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A primeira fase da prova ocorrerá nesta terça-feira (21/05). Para a realização do exame, no entanto, é preciso que as unidades da Rede Municipal se atentem a alguns detalhes do exame:

 1) Quando e onde será realizada a prova?
A prova da primeira fase da OBMEP está marcada para amanhã, terça-feira (21/05), e será realizada nas escolas cadastradas.

 2) Como faço para saber qual é meu nível de participação?
As provas são divididas em 3 níveis, de acordo com a escolaridade do aluno:

Nível 1: Estudantes do nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental);

Nível 2: Estudantes do nível 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental);

Nível 3: Estudantes do nível 3 (Ensino Médio).

3) São quantas questões?
A prova da primeira fase da OBMEP consiste em uma prova objetiva, de caráter eliminatório, composta por 20 questões de múltipla escolha. Cada resposta correta vale 1 ponto.

4) Qual o horário de aplicação das provas?
O horário de aplicação será definido por cada escola.

5 - O que eu preciso usar durante a prova?
Utilize unicamente lápis preto, borracha e caneta esferográfica na cor preta ou azul. O ideal é levar mais de uma caneta esferográfica e testar todas antes da prova. Outros materiais deverão ficar guardados dentro da sua mochila.

6 - O que eu não posso usar?
Não é permitido o uso de instrumentos de desenho, calculadoras, aparelhos eletrônicos, tablets, fones de ouvido, nem consulta a anotações, cadernos, livros ou similares. Celulares deverão permanecer guardados e desligados durante a prova. Alunos com deficiência visual podem fazer uso do soroban (ábaco adaptado).

7 - O que é proibido fazer?
Observe sempre os princípios de honra olímpica. Você não deverá comunicar-se com outros candidatos durante a prova. Atitudes como tentar copiar as respostas de outro participante ou utilizar material externo como anotações ou aparelhos eletrônicos podem desclassificar o estudante. Ao participar da primeira fase, você se compromete a não divulgar o conteúdo das questões, assim como as soluções, por qualquer meio de comunicação oral, visual, escrito ou eletrônico, até a publicação das provas no site da OBMEP (www.obmep.org.br). Não é permitido tirar fotografias das provas ou do cartão-resposta, mesmo que parcialmente.

8 - Onde será divulgado o gabarito?
O gabarito oficial será publicado no site da OBMEP. Fique atento!

9 - Quando vou saber se passei para a segunda fase?
A lista de classificados será divulgada no dia 5 de julho no site da OBMEP.

 Fonte: http://www.obmep.org.br

Confira o calendário da olimpíada aqui

OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas.Criada em 2005 pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a olimpíada conta com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.